Antes de qualquer outra palavra, quero deixar o meu abraço apertado a todas as pessoas, vítimas deste incêndio que abalou o nosso país. Deixo uma homenagem aos que partiram e um abraço de força aos que ficaram, e que estão certamente com as suas vidas despedaçadas. 

Este fim de semana fomos todos invadidos pela pior das notícias. O país está em choque, e não é para menos. Mais um incêndio dos grandes, e este…devastador. 

Infelizmente já nos vamos habituando a tudo isto, porque todos os anos, sem excepção, o nosso país sofre deste mal. 

Mas desta vez foi demais. 

O pior de sempre. Nunca nenhum incêndio foi tão grave, tão desolador como este. 

As razões deste incêndio, estão ainda por perceber…mas a verdade, é que perante tamanha desgraça, isso pouco importa. 

O que importa, e isso sim, é urgente, é perceber o que poderemos fazer no nosso país, para prevenir que continuemos a assistir a tudo isto, ano após ano. 

Alguma coisa tem de ser feita. JÁ. 

Famílias inteiras perderam a vida este fim de semana. Filhos perderam pais, pais perderam filhos, famílias perderam as casas, os seus bens. Um cenário que nenhum de nós, longe de algo semelhante, não consegue sequer imaginar. 

Por mais que tentemos, não iremos nunca conseguir imaginar sequer, o sufoco que passou e por que está a passar, cada uma daquelas pessoas. 

Infelizmente não consigo ter a chave do problema, não consigo ter a melhor ideia, não consigo saber ao certo o que será possível fazer para acabar com esta desgraça que todos os anos devasta o nosso país. Somos cada vez mais o país em chamas. Não podemos continuar assim. Tem de haver uma solução. Tem de haver alguma coisa que possamos fazer de prevenção, antes da chegada do calor, para prevenir todos os incêndios.

As entidades competentes, saberão com certeza o que poderá ser feito. E se for preciso todos nós, cada cidadão, fazer a sua parte com medidas de prevenção, estou certo de que seremos um país unido por essa causa. 

Gostava que partilhassem o que na vossa opinião pode ser feito para prevenir que estes incêndios continuem a destruir o nosso país. Quem sabe, juntos conseguimos encontrar finalmente a solução para que nunca mais tal coisa aconteça. 

Por agora, podemos apenas ajudar nas linhas de apoio que já foram disponibilizadas, bem como contribuições para os NIBs que já correm nas notícias. 

Mesmo que pouco, se todos ajudarmos, fará toda a diferença. 

Façamos isso por cada uma das pessoas que este fim de semana ficaram com as suas vidas desfeitas.