Hoje vivemos um dia único no nosso país, que talvez não volte mesmo a acontecer. O Papa está em Portugal!

Esta manhã tive o privilégio de fazer o programa aqui mesmo, no Santuário, e o privilégio maior ainda de poder permanecer por aqui durante a tarde e poder observar, absorver e sentir toda esta emoção que por aqui se vive.

Já se sabia que ia ser um mar de gente. Não é novidade nem espanto nenhum. Toda a gente quer ver a figura maior da igreja católica. Toda a gente quer ver de perto e acima de tudo, penso eu, ouvir as palavras que tem para nos dizer.

Alguns dos que aqui chegam vêm com o propósito, apenas, de ver o Papa Francisco. Mas muitos, para alem de quererem vê-lo, vêm com um propósito forte, sentido, importante, e têm neste local a esperança de uma vida melhor daqui para a frente.

O Papa vem por pouco tempo, gostaríamos de o ter por cá mais horas, mais dias, mas vem com toda a certeza o tempo suficiente para nos marcar a cada um de nós, e marcar o nosso país, com as palavras que nos deixará.

Este é também o ano em que se comemoram 100 anos das Aparições de Fátima e que vai realizar-se a canonização dos Pastorinhos Francisco e Jacinta Marto. Esse, vai com certeza ser o momento alto desta visita do nosso Papa.

Amanhã pelas 10h será a missa onde o Papa irá saudar a multidão que o espera e proceder então à canonização. Todos vocês terão com certeza oportunidade de acompanhar todos os momentos desta visita, senão aqui, na RTP. Por agora, vou continuar por aqui mais um pouco a viver cada momento, e tal como cada cidadão que aqui se encontra, tentar ver o Papa de todos nós! Bem-vindo Papa Francisco!