Comemoram-se hoje 4 anos de Papa Francisco no comando da igreja católica! Jorge Mario Bergoglio, completa 59 anos de vida religiosa e 4 de pontificado. Eleito a 13 de Março de 2013, escolheu o nome Francisco. 

Relembro a frase que disse quando questionaram se aceitava ser o novo Papa… “eu sou um grande pecador, mas confiando na misericórdia e paciência de Deus, no sofrimento, aceito” 

E ali está há 4 anos… 

Conhecido como o Papa do povo ou o Papa sorridente, Francisco chegou para reformular um vaticano abalado por escândalos. A tarefa, bem sabemos, não tem sido fácil, e continua a provocar muito fervor. A sua linguagem simples e tão próxima do povo, tem sido a sua imagem de marca. 

Amado por uns e não tanto por outros, continua na sua postura única e tão peculiar, a deixar bem marcados os seus ideais. 

A verdade é só uma… goste-se ou não da sua postura, a verdade é que tem agitado o mundo, e têm deixado muita gente a pensar. 

Medidas radicais, frases fortes, ideias próprias…que se pensarmos bem, fazem todo o sentido. 

Eu gosto do Papa Francisco! 

Este ano visitará Portugal. Já não era sem tempo… 

Daqui a precisamente dois meses, seremos abençoados pela sua presença aqui no nosso país. E a confusão já está instalada…já não há sítio possível para reservar estadia, por exemplo. 

Se o santuário já fica repleto em tantas ocasiões, não dá para imaginar como será em Maio com a presença do Papa Francisco. 

Desse lado, alguém que esteja a pensar ir?  Alguém que já reservou estadia? Contem-me tudo. Acho que vai ser um momento único e imperdível! 

Fotografia: Univision Noticias