O Dia nacional do mar parece-me um excelente pretexto para pensarmos num dos principais problemas do mundo: a poluição.

Nunca conheci ninguém que não gostasse do mar, vocês já? A verdade é que o ser humano tende, demasiadas vezes, a tratar mal os bens que lhe são essenciais. Basta vermos a quantidade de lixo que enche os oceanos, ou aqueles casos graves de derrames de petróleo que destroem o nosso ecossistema.

Deixo-vos esta imagem, que nos diz o tempo que o lixo permanece no mar. Concordam comigo quando digo que estes números são assustadores?

hoje-e-dia-nacional-do-mar-vamos-mante-lo-limpo-jorge-gabriel-blog

O mar é uma peça vital em todo o mundo e a vida dos portugueses não é excepção. Não só porque nos permitiu descobrir outros países através da exploração marítima, mas também pelo que significa no presente. O mar oferece trabalho a muita gente em Portugal e é decisivo para os valores da nossa economia.

Apesar de tantas iniciativas que têm sido feitas para alertar a população quanto a este problema, a verdade é que esta situação está longe de ser resolvida. As florestas enchem-se de lixo, o mar enche-se de lixo e o ser humano acaba por sofrer as consequências do que ele próprio causa.

hoje-e-dia-nacional-do-mar-vamos-mante-lo-limpo-jorge-gabriel-blog1hoje-e-dia-nacional-do-mar-vamos-mante-lo-limpo-jorge-gabriel-blog2

Da minha parte, tentarei sempre alertar para estas situações. Valorizo muito o planeta onde vivo.

Embora aconteça numa data específica, o Dia Nacional do Mar deve ser todos os dias: é essa a nossa responsabilidade.

Leiam também: