Nunca fui a Atlantic City, mas consigo imaginar perfeitamente a cidade, pelo menos na visão sombria do Bruce Springsteen. Lembram-se da música?

Conta a história de um casal que foge para Atlantic City para tentarem a sua sorte. Mas esta é uma cidade difícil, onde muitos ficam pelo caminho, e o homem acaba a ter que aceitar um trabalho na máfia.

Everything dies baby that’s a fact
But maybe everything that dies someday comes back
Put your makeup on fix your hair up pretty and
Meet me tonight in Atlantic City

Atlantic City é uma cidade dos Estados Unidos muito conhecida por ter os jogos de azar legalizados e ser uma alternativa mais pequena à famosa Las Vegas para quem quer ganhar dinheiro fácil. Hoje em dia continua a ser uma cidade com imensos problemas sociais, e esta música reflecte um pouco isso.

O Bruce (sim, trato-o só pelo primeiro nome, somos quase amigos) conta-nos a história de um amor condenado pelo mundo e pela cidade onde achavam que iam ser felizes.

É uma daquelas músicas que vai sobreviver ao seu tempo, disso tenho a certeza! O Bruce Springsteen é um clássico do rock ‘n’ roll e sempre teve o dom de fazer músicas que tratam de temas sérios e importantes sem nunca perder o ritmo, principalmente à medida que foi ficando mais velho.

Aliás, a mensagem desta música é tão forte que o próprio cantor nem aparece no videoclip. Em vez disso vemos imagens muito fortes de Atlantic City que mostram o espírito da cidade, que tem tanto de sonhos como tem de perigo.

Deixo-vos aqui o vídeo para que possam revisitar este clássico!

 

 

Leiam também: