A palavra Spa desperta em nós imagens de salas perfumadas, toalhas quentes e massagens, mas no Porto há um Spa diferente para os nossos bebés se divertirem e relaxarem! O Spa For Babies é um centro de actividades de desenvolvimento para bebés até aos três anos e oferece desde aulas de yoga para grávidas (o desenvolvimento começa desde a barriga) até aulas de dança.

Se fosse há uns anos atrás, até estranhava esta ideia, mas hoje em dia acho que já percebemos muito melhor que os bebés têm muitas necessidades que antes não eram tão conhecidas. É claro que a maneira de criar crianças hoje não é necessariamente melhor do que a de há 40 anos, mas é mais atenta aos pequenos detalhes do que antes com toda a certeza!

É por isso que acho esta ideia do Spa For Babies tão interessante. Além de terem massagens e hidroterapia, têm uma série de actividades direccionadas para melhorar o desenvolvimento dos bebés, como é o caso da estimulação sensorial. É nos primeiros três anos de vida que as crianças desenvolvem o cérebro e aquilo que lhes acontece nesta altura fica sempre com elas. Qualquer bebé pode ir ao Spa e fazer as actividades, desde que o cordão umbilical já tenha caído.

É a altura ideal para os apresentar à música e à dança e para terem as tais experiências sensoriais, em que são habituados a percepcionar o mundo com todos os sentidos. Estive a investigar e estas aulas pareceram-me muito interessantes, até porque têm um momento em que podem fazer uma confusão com plasticinas e tintas comestíveis. Qual é o bebé que não adora pintalgar tudo?

Eu já fiquei com a pulga atrás da orelha, mas por enquanto o Spa do Pedro ainda é a barriga da mamã. Mas deixem o moço chegar! Acho que o vou tornar num mini-especialista em ballet ou em ritmos africanos.

 

Leiam também: