Esta é uma questão que me coloco muitas vezes. Principalmente nesta altura em que os incêndios estão por todo o lado. Ainda por cima, li numa notícia a seguinte frase: “Em geral, ao ritmo atualmente adotado, a população mundial exige quase duas Terras”. É o nosso planeta e isto é inteiramente culpa nossa!

Custa pensar que estamos a destruir o nosso planeta a pouco e pouco, sem nos apercebermos da gravidade da situação. Nós não sabemos cuidar de algo que nos é essencial, já pararam para pensar nisso? Eu acho que andamos a brincar com coisas muito sérias.

Na cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, foi mostrado um vídeo que nos alertava para os perigos do aquecimento global. Digo-vos, sempre que vejo algo relacionado com o tema, fico assustado! É muito triste ver imagens de lugares que eram verdadeiramente lindos, transformados em autênticos desertos! É ainda mais triste ver que muitos animais desapareceram por não se conseguirem adaptar ao clima!

Sabem qual é o verdadeiro problema? Agirmos como se a Terra durasse para sempre, sem se queixar daquilo que lhe fazemos. Estamos a viver um “défice” de recursos, gastamos demasiados e a Terra não consegue produzir o suficiente para cobrir esse gasto. Só este ano, já vimos esse limite ser ultrapassado!

Bem sei que este tema me faz colocar muitas questões, mas elas são mesmo necessárias. O que vamos dizer às gerações que aí vêm? Sempre ouvi dizer que tudo na vida depende do uso que lhe damos. E nós não sabemos aproveitar este planeta, que é tão bonito…

Alterar o rumo das coisas cabe a cada um de nós, para que os nossos filhos possam viver num Planeta melhor!

 

Leiam também: