A chegada do Pedro está a aproximar-se a passos largos, e eu e a Filipa já andamos a pensar em questões mais práticas. Uma coisa que assusta todos os casais, acho eu, é o momento do parto, e a forma como vai ser feito. Será melhor fazer uma cesariana ou será melhor ter um parto normal?

Foi a pensar nisso que hoje n’ A Praça falei com a Profª Alexandra Matias, do Hospital de São João do Porto! Nestas coisas, nada melhor do que tirar as dúvidas com os profissionais, e a Professora ajudou-me bastante.

É impressionante como esta rubrica me tem ajudado! As coisas que eu tenho aprendido e relembrado nestes últimos meses! Desde fazer papas à colocação da cadeirinha no carro, a verdade é que nós pais temos que saber fazer imensas coisas.

Sinceramente, acho que a coisa mais importante a ter em conta nesta questão do parto é que nenhum dos métodos é melhor do que o outro! Embora o parto normal seja sempre preferível, a cesariana pode muitas vezes ser o método menos agressivo, tanto para a mãe, como para o bebé.

Nós pais sabemos bem a ansiedade que estas questões podem provocar, mas depois desta conversa senti-me bem mais tranquilizado. Também, a verdade é que o Pedro vai ser o nosso terceiro filho e já não somos propriamente uns novatos nestas coisas.

Uma coisa que achei muito importante foi saber que, apesar de se estar a tornar numa “moda”, os partos em casa não são recomendáveis. Vocês sabiam disto? Achava mesmo que era uma boa opção, apesar de não estarmos a pensar nisso para nós…

Nestas coisas o bom senso deve prevalecer sempre, e a saúde do bebé e da mamã é que devem reger as tomadas de decisão. Um parto pode ser muito imprevisível e é preciso ter confiança na equipa médica!
Há por aí alguns futuros papás também com estas questões? Que tipo de parto preferiam ter?

Deixo-vos o vídeo. Tirem as vossas dúvidas!

 

Leiam também: