Os mais atentos às notícias talvez já tenham ouvido falar sobre esta fábrica portuguesa que trabalha 100% a energia solar. Depois de termos mantido um país inteiro sustentado por energias renováveis durante 4 dias, esta é uma óptima notícia.

Estamos claramente a caminhar rumo a um futuro mais verde e mais brilhante!

Esta fábrica portuguesa chama-se Wood One, situa-se em Paredes e é a primeira em todo o mundo que é autossustentável, graças aos 1485 painéis solares que tem.

Para todos os que questionam a viabilidade de inovações como a que esta fábrica levou a cabo, fiquem a saber que o investimento fez com que a fábrica aumentasse a facturação em 300%. Será que usar energia solar não compensa? A mim parece-me que sim, sobretudo quando além do ganho económico existe a preocupação de preservar ao máximo o ambiente e os recursos.

E ainda há mais. Segundo diz o CEO da Wood One,

“A única coisa que me tem aborrecido é que o contrato [Portugal 2020] não me permite doar a energia que sobra durante o fim de semana quando não estamos a trabalhar. Tenho desgosto em pensar no desperdício, por isso estou a pensar criar postos de carregamento de veículos elétricos dentro da empresa para, ao fim de semana, as frotas das autarquias poderem vir aproveitar gratuitamente o que produzirmos. Caso contrário, temos de desligar os painéis para não haver sobrecarga”

São pensamentos e atitudes assim que nos engrandecem e nos tornam pioneiros, qualidade que sempre vem à tona mais tarde ou mais cedo.

Parabéns por esta iniciativa!

Leiam também: