Tetris parabéns! 32 anos a encaixar peças!

É um dos videojogos mais famosos (e viciantes!) de sempre. O Tetris fez 32 anos no passado dia 6 de Junho e continua com toda a mística de sempre.

Sabiam que o Tetris para Game Boy foi o primeiro videojogo a ser jogado no espaço, em 1993 na estação espacial MIR? O jogo está também em exibição do Museu de Arte Moderna de Nova York, uma das instituições de artes mais respeitadas dos Estados Unidos.

tetris-game-boy-jorge-gabrielMas nem sempre foi assim. Na verdade, o Tetris não agradou à primeira vista às empresas de videojogos que temiam que o jogo não se tornasse popular entre as crianças. Não podiam estar mais errados!

Em apenas um ano, foram vendidas 35 milhões de cópias e o jogo conquistou definitivamente não só as crianças, mas também os adultos.

Lembro-me que no meu tempo não havia ninguém que não tivesse um Game Boy com o Tetris. Jogávamos em casa, nos transportes públicos, na escola… em todo o lado! E desesperávamos à medida que as linhas iam enchendo o ecrã e não as conseguíamos “desfazer” com rapidez suficiente.

Qual foi o nível máximo a que chegaram? Continuam a jogar a versão clássica ou preferem as versões mais modernas?

A música do Tetris também é, só por si, um clássico. Trata-se de uma versão baseada na canção folk-russa Korobeiniki, do século 19 e deu, inclusivamente, origem a algumas paródias e versões bastante originais:

Mas as mais-valias do Tetris, não se ficam apenas pelas características lúdicas. Existem mais de 30 estudos científicos que comprovam que o jogo ajuda o cérebro a operar de maneira mais eficiente e pode, inclusivamente, ajudar pessoas que sofrem de stress pós-traumático.

E há, claro, quem tenha levado o jogo para todo um outro nível, não é verdade. Acho que todos nós gostaríamos de experimentar jogar Tetris na fachada de edifícios:

Por todas estas razões (e ainda mais algumas) o Tetris, mesmo passados 32 anos, continua a ser um jogo absolutamente intemporal.

 

 

Leiam também:

 

3 comentários em “Tetris parabéns! 32 anos a encaixar peças!

Perdemos muitas noites mano eu e a tua cunhada a jogar o Tetris e para desenjoar o Super Mario , os anos passaram e ainda hoje me distraio no computador com o Tetris e uma boa canastra on line , aposentei o super Mario .
ABRAÇÃO

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *