O nome do nosso bebé

Quando um novo membro da família está a caminho há sempre uma enorme expectativa em torno do nome do bebé. É impressionante como toda a gente tem uma opinião a dar e há sempre que ache que determinado nome não serve ou já não está na moda.

Na nossa família este é um tema que, é claro, tem sido constantemente abordado e sobretudo pelas miúdas. Já crescidas têm agora algo a dizer e nós, pais, claro que ouvimos e damos espaço a que elas participem.

Depois, claro, há quem ache que é melhor a criança ter apenas um nome próprio e outras pessoas que não dispensam o segundo nome. As nossas filhas têm e sinceramente não é uma grande questão para nós.

E ainda há sempre aqueles nomes que nos fazem lembrar alguém ou que estão associados a diminutivos e que nos fazem ficar muito divididos. Se fosse menina, penso que não teríamos dúvidas de que seria uma Matilde. Como aconteceu ser rapaz ainda estamos em negociações e aceitamos sugestões!

Surpreende-me como é que um assunto tão simples (ou não) abre portas a tanta conversa! Há inclusivamente blogues e websites exclusivamente dedicados a este tema e aos significados do nome. Andamos a ver o que se diz sobre o assunto e, ao que parece, a tendência para este ano são os Joões, os Martins, os Rodrigos, os Santiagos e os Franciscos.

Já no lado feminino a liderança recai sobre as Marias, as Leonores, as Matildes, Beatrizes e Carolinas. Provavelmente as Marias e os Joões vão sempre acabar por ser os nomes mais característicos dos portugueses. O que é que acham?

Dou por mim a tentar imaginar-me a chamar o rapaz para perceber se me soa bem, se me imagino a fazê-lo, mas como muitas vezes acontece, é um exercício difícil antes de ver o pequeno.

Vocês conseguiram escolher os nomes dos vossos filhos facilmente?

 

 

Leiam também:

 

20 comentários em “O nome do nosso bebé

Olá jorge.o nome até foi fácil..até porque o meu marido achava sempre que era uma menina, mesmo quando ainda não sabíamos o sexo..por isso só tínhamos nomes para meninas… Assim foi Beatriz Maria… BEATRIZ porque gostamos os dois,e Maria porque a avó paterna era Maria e fizemos uma homenagem porque faleceu recentemente…

olá jorge nós já escolhemos e como somos professores de história e gostamos de nomes gregos se for menina Ariadne menino jasão.
Felicidades para si e para a família e muitos parabéns

Jorge, no meu caso foi muito fácil e democraticamente, foram gémeos (rapaz e rapariga), escolhi Isabel e o meu marido Miguel.

Jorge, acho que ficaria lindo Simão!
Acho que fiz a escolha certa para o meu menino, não existe muitos e é um nome forte 🙂
Felicidades

Olá! Sempre tive muito presente que teria um Pedro..nome antigo, curto e fácil de chamar! O meu marido queria um António mas, no final chegamos a acordo! Felicidades…

Nós aqui, foi ao contrario. Tivemos sempre um nome para menino, Santiago. Mas acabou sendo uma menina. Fizemos lista, pedimos opinioes e fomos a votos. Uma semana antes de ela nascer, mudamos repentinamente a decisao tomada de se chamar Helena para se chamar Luisa 🙂 Agora o mano ou a mana ja tem nome, ou Santiago ou Helena (a nao ser que a Luisa proteste)

Olá Jorge Gabriel
Temos 3 filhos. O primeiro eu não quis saber o sexo. Escolher o nome, a princípio foi fácil : Lucas ou Luísa. Aí numa consulta pré natal, éramos 5 Ana Paula na sala de espera e todas com a ideia de Lucas ou Luisa e todas para fim de Abril começo de Maio. Meu marido : não serão estes nomes. Pense em outros. Pensei em João Paulo. Aí meu marido: Papa aqui em casa não!
Num dia de trabalho um comega sugeriu Bernardo e eu gostei muito!
Se fosse menina seria Maria Clara!
Na segunda gravidez, ao fazer o teste, já tinha os nomes quando dru positivo : Guilherme e Maria Clara!
Na terceira eu escolhi Rafael e meu marido Gabriela!
Veio meu Rafa!
E assim temos o nosso trio!
Bernardo, Guilherme e Rafael
Três lindas sugestões de nome para o seu rapaz!
O importante é vir com saúde e dar muitas alegrias!
Beijo grande à toda família
Ana Paula Estevinho

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *