Os primeiros dias de um bebé em casa são sempre uma alegria e uma novidade! Afinal, é nesses primeiros dias que começamos a conhecer o novo membro da família, a perceber com quem se parece e que personalidade se começa a definir. E também me lembro muito bem da importância que tinham todos os novos rituais, a hora de dormir, de comer e, claro, do banho!

Hoje n’A Praça, a simpática Enfermeira Sofia Pereira, da Unidade de Cuidados da Senhora da Hora, veio relembrar-me como dar banho a um recém-nascido.

Um pai acha sempre que a partir do primeiro filho estas coisas são como andar de bicicleta, mas olhem que fez-me bem relembrar alguns dos passos!

O banho deve ser um momento relaxante para o bebé, e deixá-lo preparado para uma noite bem dormida (os pais agradecem)! É importante fazermos movimentos lentos e ter a água numa temperatura adequada.

Além disso, podemos sempre aproveitar o momento de vestir para massajar o bebé.

Aprendi também uns pormenores novos hoje e que acho que são muito importantes. Devemos aproveitar quando ele ainda está meio vestido para mudar a fralda, de modo a não apanhar frio. Pela mesma razão a cabeça deve ser uma das últimas partes do corpo a ser lavadas.

jorge-gabriel-blog-banho

Vocês sabiam que os recém-nascidos não precisam de óleo ou de creme gordo nos primeiros dias? Talvez a memória esteja a falhar-me mas lembro-me que há uns anos os bebés eram logo envolvidos em óleo de amêndoas-doces assim que saíam do banho.

jorge-gabriel-blog-banho

Na realidade, esta memória do cheiro do óleo de bebé está muito presente na minha cabeça. Eu bem posso gritar por socorro e dizer que já não me lembro como isto se faz, mas vocês nem imaginam o quão ansioso estou por poder a fazer tudo de novo!!

 

Leiam também: