Para quem não sabe, a minha colega e grande amiga Sónia Araújo, não só é uma excelente apresentadora de televisão como é também uma excelente cantora! E, hoje, ela merece destaque aqui neste meu canto porque vocês têm de conhecer esta faceta dela!!

Foi em 2013 que apresentou o primeiro CD de músicas infantis, chamado Sónia e as Profissões, em colaboração com o canal Panda, onde podiam ser vistos os vídeos. Em 2014 lançou o segundo álbum, As Dicas da Sónia, onde canta sobre várias mensagens importantes a passar às crianças.

A Sónia começou a carreira como bailarina e esse gosto nunca desapareceu. A música e a dança fazem parte da vida dela e este projecto foi uma forma de aliar esse gosto à vontade de fazer algo para o público infantil. As coreografias e os vídeos são fantásticos! Os miúdos gostam tanto que a Sónia começou a dar concertos por todo o país.

Estes CDs foram um sucesso entre os mais pequenos e os crescidos, e conheço muitos pais que de tanto ouvirem também sabem as músicas de cor:

Sopa de espinafres, sopa de agriões
Será que tem batata ou serão feijões?
Sopa bem passada, fácil de comer
Quem não comer sopa nunca vai crescer.

Todas as crianças adoram música e é fantástico quando podemos juntar o gosto e a alegria de cantar e dançar à educação e à pedagogia. Com estas músicas os miúdos aprendem a importância do protector solar, a tratar bem os animais e ficam a conhecer várias profissões, por exemplo. Quem nunca passou pelo drama de tentar dar a sopa a uma criança não sabe a magia que uma música pode fazer nesses momentos!

Eu tenho os dois CDs da minha querida Sónia Araújo e já sei que, daqui a poucos anos, vão ser postos a tocar lá em casa! Deixo-vos aqui o vídeo da música Protector Solar para ouvirem aí em casa com os mais pequenos.

 

Leiam também: