Estávamos em 1985 e este foi, provavelmente, o acontecimento televisivo do ano. Norte e Sul, uma mini-série que retratava a Guerra Civil Norte-Americana, tinha um elenco fantástico e uma história que conquistava do primeiro ao último segundo.

De um lado, o galã Patrick Swayze no papel de Orry Main, e do outro, James Read no papel de George Hazard. Conseguem imaginar os intermináveis suspiros do público feminino? Acho que não houve adolescente que não tivesse um poster gigante de Norte e Sul colado na parede do quarto!

Mas Norte e Sul era muito mais do que dois simples galãs a dividir o ecrã. Era uma história que prendia do início ao fim pela sua humanidade, pelos conflitos, pelas provas colocadas à amizade, pelo realismo das batalhas e história.

O enredo era simples: Orry e George conhecem-se na Academia Militar e ficam grandes amigos, apesar das diferenças sociais e políticas. Orry pertence a uma família industrial do Norte, enquanto George vive numa plantação sulista que defende o trabalho escravo. Com a Guerra Civil, os dois amigos vêem-se em lados opostos do campo de batalha, sem saber se um dia se voltarão a encontrar.

E como sofremos com eles, episódio após episódio… Não havia ninguém que não parasse às segundas-feiras à noite para ver Norte e Sul. Dos mais novos aos mais velhos, todos ficaram rendidos a esta mini-série, que explorava não só o conflito dos que se encontravam na frente de batalha, mas também as drásticas mudanças na vida de todos aqueles que ficavam para trás. Os ódios, os preconceitos, a ambição desmedida, mas também os grandes valores de amizade entre estas duas famílias, Main e Hazard.

Norte e Sul foi uma série notável. Os cenários eram fabulosos, o guarda-roupa era de um realismo incrível e o elenco era cheio de estrelas.

Não é difícil, por isso, perceber que o sucesso deste romance histórico cheio de intriga tivesse chegado a bater as audiências da telenovela das 8h30!

Confessem lá, também tiveram um poster do Norte e Sul colado por cima das vossas camas? Ainda se lembram dos episódios desta série? E também tinham discussões em vossa casa porque uns defendiam os sulistas e outros o Norte?

Deixo-vos um vídeo com o genérico e um excerto de um episódio para matarem um pouco as saudades:

 

Leiam também: